A primeira semana de trabalho começou na terça-feira, visto que na segunda-feira foi a chegada. De manhã era suposto tomar o pequeno-almoço e ir buscar a factura dos pequenos-almoços que o Volkan tinha pago no dia anterior. O pequeno-almoço correu bem, mas quando perguntei pela pessoa que era suposto dar-me a factura (a Melek), disseram-me que ela só vinha mais tarde (9:30). Assim, fui até ao portão para perguntar ao condutor que me vinha buscar (Ilker) se devia esperar, já que a hora combinada para ir para a empresa era 9:30. Toda a conversa com as pessoas da cantina foi em Turco, com a grande ajuda do Turkish phrasebook que a Joana me deu, enquanto que, com o condutor foi com a ajuda de outro aluno que era turco e falava inglês. Anyway, o Ilker disse que devia esperar pela factura e então dirigi-me de novo à cantina. Quando lá cheguei, informaram-me que afinal ela apenas chegava ao meio-dia. Quando o Ilker me viu chegar de novo de mãos a abanar, decidiu ir lá ele próprio, e depois de alguma discussão, deram-lhe o número de telefone da Melek (anjo) e fomos embora.
A viagem até à empresa foi bastante rápida (15 min), mas também apenas raramente andavamos abaixo do limite de velocidade. Ao chegarmos, o Ilker levou-me até ao escritório do Volkan, que por sua vez, ao longo do dia, me foi apresentando à maior parte do pessoal da empresa, a Nazan, a Emine, a Gonür, a Emre, o Muhittin, etc... Conheci também os seguranças para não ter problemas ao entrar.
Ainda de manhã, fui até ao departamento de vendas, onde vi a maquete da obra. Esta está dividida em duas fases. A primeira começou em Outubro de 2005 e acabou em Outubro de 2006, sendo entregues aos clientes em Janeiro de 2007. A segunda fase começou em Agosto de 2006 e está previsto acabar em Outubro de 2008, prevendo-se a entrega para o fim de Dezembro. Foram projectados e construídos quatro tipos de edifício, A, B, C e D. Na primeira fase existem dois A, dois B, quatro C e quatro D. Na segunda fase, existem dois B, dois C e cinco D. No total são 21 edifícios, sendo doze deles na primeira fase e nove na segunda. Existem, no total, dois do tipo A, quatro do B, seis do C e nove do D. Os edifícios têm todos entre catorze e dezasseis piso. Os maiores são os A, com uma tipologia 4+1 (quartos + sala), apartamentos de 200 m2 e quatro apartamentos por piso. A seguir vêm os B, com uma tipologia 3+1, apartamentos de 150 m2 e quatro apartamentos por piso. De seguida são os C, com uma tipologia 3+1, apartamentos de 130 m2 e quatro apartamentos por piso. Finalmente temos os D, com duas tipologias, 2+1 e 1+1, apartamentos de 100 m2 e 70 m2 e seis apartamentos por piso.
Passámos então à sala onde se processam as vendas aos clientes, cubículos com alguns balcões de bancos para empréstimos. Os apartamentos da primeira fase (800) foram todos vendidos no primeiro mês, e da segunda apenas faltam 150 de 700. É também de realçar que a SOYAK, com este projecto, foi a primeira empresa do mundo a vender apartamentos através da internet, sem qualquer presença física do consumidor no apartamento modelo.
Continuamos para o apartamento modelo 3+1, construído ao lado do departamento de vendas, em que tivemos que pôr umas protecções plásticas para os sapatos, para não manchar o chão. Fiquei impressionado com a qualidade da mobília de cozinha e dos electrodomésticos e ainda mais quando ele disse que vinha tudo incluído, menos o frigorífico. O apartamento estava luxuosamente mobilado, como seria de esperar e fiz um reparo acerca do grande tamanho deste, ao que ele respondeu que eles escolheram mobília pequena. Point taken. Mesmo assim, a mobília dada (guarda-roupa, armários de cozinha, móveis de casa de banho, etc.), as portas, os electrodomésticos encastrados, os aparelhos de ar condicionado e os acabamentos eram de muito boa qualidade.
Posto isto, sendo horas de almoço (12h – 13h), fomos até à cantina, onde me serviram arroz branco misturado com arroz integral, peixe, sopa e legumes frescos. Quando acabei a sopa já estava cheio, e o resto também foi muito bom. Depois do almoço fomos ao Carrefour aqui ao lado, já que eu precisava de algumas coisas para o meu quarto. É um pequeno centro comercial em tudo idêntico aos portugueses, com a pequena diferença de ter guardas à porta a controlarem as pessoas a passarem num detector.
De tarde fomos visitar a primeira fase, que é totalmente vedada com arame farpado.
Ao chegar à entrada, o guarda não me queria deixar tirar fotografias, tendo o Volkan que explicar quem éramos. Perguntei-lhe se não era permitido tirar fotografias e ele respondeu que não havia problema, desde que não tirasse às mulheres de fato de banho na piscina, já que algum marido poderia não gostar e vir pedir-me contas! Vimos o bunker, que é de construção obrigatória e que há quatro na obra.
A seguir fomos até à piscina em construção e depois até à casa de um amigo da universidade do Volkan.
Era um D Blok (edifício) e a casa dele era das mais pequenas (1+1), apenas arrendada, mas comprou uma na segunda fase e quando esta estiver concluída, irá mudar-se para lá. Ao entrar, o Volkan tirou os sapatos na soleira da porta e só aí reparei que esta era elevada cerca de 5cm do chão. Obedeci ao costume e entrei para uma cozinha + sala e o anfitrião convidou-nos a sentar no sofá. Conversámos um pouco, e de repente saiu uma mulher do quarto, que ele apresentou como sendo sua esposa e disse que se tinham casado recentemente.
Ao Volkan cumprimentou-o com um aperto de mão, enquanto que a mim apenas disse olá. Após esta apresentação, ela sentou-se no sofá oposto ao nosso e ficou a falar connosco, o que me surpreendeu, dada a apresentação. Ofereceu-nos gelado, e como eu disse que não queria importunar, ela respondeu “Where is the famous turkish hospitality?” e então tive mesmo que aceitar. Na despedida concedeu-me um aperto de mão, mas nunca me olhou nos olhos.
Voltámos então para o escritório, onde me explicaram como iriam ser as minhas viagens de e para a empresa. De manhã tenho que apanhar um minibus às 6:30 para estar no Bornova Stadında antes das 7:10, para entrar no Servis (minibus contratado para transportar as pessoas da empresa de casa para o trabalho) às 7:12 e chegar ao escritório às 7:50. À tarde, entro no Servis às 18:15, chego ao Bornova Stadında às 19:00, apanho o minibus ou vou a pé e, se tudo correr bem, estou no dormitório às 19:30. O meu horário de trabalho é, portanto, das 8:00 às 18:00, com uma hora de almoço entre as 12:00 e as 13:00. São 9 horas de trabalho por dia, logo 45h por semana, se não trabalhar ao sábado como os outros empregados trabalham. Fazendo as contas, estou fora de casa, por causa do trabalho, 13h por dia, logo 65h por semana.
O Volkan escreveu-me num papel o que devia dizer ao minibus driver para ele saber onde me deixar sair (Bornova Stadında inmek istiyorum de manhã e EGE Üniversitesi ögrenci köyünde inmek istiyorum à tarde) e apresentou-me ao empregado que sai no mesmo sítio que eu (Muhittin). A viagem de Servis correu bem e a de minibus também, muito embora tenha sido o Muhittin a falar com o condutor.
Ao chegar ao dormitório, fui directamente para o meu quarto e tomei um duche de água fria, para tentar lavar algum do calor que me oprimia. Mas, para minha surpresa, ao ligá-la, em vez de fria, saiu quente. Prontamente desliguei a fria e liguei a quente, para ver se se tinham enganado a ligar os canos, mas ainda saiu mais quente. Vendo que não conseguia melhor, lá tomei de água morna e fui jantar. Os pratos que posso escolher nos dois meses que aqui vou estar são, um de meatballs grelhadas com a arroz, batatas fritas e tomate, ou a variante com espetadas de frango. A comida até não é má, mas a escolha possível é muito reduzida, e não é nada quando comparada à da empresa. Posto isto, voltei ao meu quarto, falei com os suspeitos do costume através do Skype e fui dormir.
Não se preocupem que não vos vou enfadar com testamentos como este de todos os dias. Escrevi muito acerca deste dia, visto que foi o meu primeiro na empresa e queria dar-vos uma ideia da minha rotina diária.
Nos restantes dias da semana, foram-me mostradas algumas apresentações sobre a empresa e fiz umas visitas à obra, umas vezes com o Volkan, outras com o Alper e no final da semana com o İlker, que esteve de férias até essa altura, sendo com este último que trabalho agora. Ele é responsável pela fase de acabamentos em alguns edifícios.
A semana terminou com a ida, na sexta à noite, ao Forum Bornova, com o Sírio e o Zuco. Combinámos ir à praia a Çeşme no dia seguinte, com alguns dos locals e pessoal do dormitório. Mas isso fica para outro post.
Sonra görüşürüz.

No comments:
Post a Comment