Tuesday, 26 August 2008

A Segunda Semana

A segunda semana começou bem, visto que consegui descansar o domingo quase todo. Na segunda-feira começou o trabalho a sério, estou a trabalhar com o İlker Öz, que é responsável pela fase de acabamentos em alguns edifícios. O trabalho dele, para o qual eu sou uma ajuda essencial, é de controlar os trabalhos nos edifícios pelos quais é responsável, de modo a correr tudo conforme planeado.



Quando chego de manhã ao escritório, tomo o pequeno-almoço e pouco depois vou para a obra, onde falamos com os trabalhadores para ver como vão os trabalhos, perguntamos e verificamos se já corrigiram os erros existentes e inspeccionamos os apartamentos para ver se há alguma coisa que precise de ser reparada. Já que não consigo(ainda) falar turco, o que eu faço é inspeccionar os apartamentos.



As anomalias mais comuns são a tinta estar mal aplicada ou não ter um acabamento suave, os componentes riscados, partidos, mal pintados ou incompletos, a falta de componentes como portas, prateleiras, molduras, espelhos. Tudo isto é anotado e depois posto numa lista que é ordenada por piso e por sub-empreiteiro responsável. Então, no dia seguinte, a lista é dada ao trabalhador da empresa responsável pela anomalia para a reparar.



Estamos a fazer uma inspecção detalhada ao edifício D6 e na sexta-feira fiquei pela primeira vez sozinho a trabalhar. Durante todo o dia estive no edifício D5 e tive que o inspeccionar todo num dia, anotando apenas as anomalias maiores. No princípio estava a ir muito devagar e a reparar em demasiadas coisas, mas depois tive que acelerar para conseguir completar o assignment.



Num dia da semana, o Firuz Bey, (Bey=Senhor) que é o meu patrão (director dos Recursos Humanos) levou-me numa visita guiada à secção dos trabalhadores. Chamou o Murat (chefe dos trabalhadores, encarregado?) e fomos até à cantina, onde nos serviram Ayran. Este momento foi um pouco estranho, já que o cozinheiro deu o primeiro Ayran ao Firuz e ele ficou com ele, deu-lhe o segundo e ele deu-me a mim e deu-lhe um terceiro e o Murat levou uma mão ao peito e fez uma cara como se estivesse muito admirado e comovido com o gesto e não quizesse aceitar. Acho que nunca vi uma actuação tão falsa, mas deu para rir. Depois da cantina passamos à lavandaria, onde existem 6 máquinas para lavar as roupas, e de seguida para o dormitório. Todas as instalações são bastante boas, e até têm água quente!



Tem sido interessante trabalhar numa obra, aprender como comunicar com os trabalhadores, novas técnicas de construção, gerir a construção de um edifício e como interagir com os sub-empreiteiros. Tem sido também importante porque me tem permitido praticar o meu inglês e enriquecê-lo com algum jargão técnico, e tem aberto perspectivas acerca de trabalho no estrangeiro.

Sonra görüşürüz.

No comments: